8 práticas que os japoneses fazem para garantir uma vida longa e saudável
O Japão é sinônimo de disciplina e cultura e há muito tempo os especialistas se perguntam como o povo japonês vive relativamente mais tempo e de forma mais saudável. Existe algo na alimentação e nutrição que ajude a longevidade? Quais são as fórmulas secretas dos nonagenários e centenários do Japão? Confira os segredos que os especialistas encontraram, por Kirki Pandey.
1 – Ikigai Uma filosofia antiga que prega que se deve buscar alguma alegria e propósito na vida ao invés de meramente existir. Definir seu propósito na vida, sua missão pessoal e descobrir seu pleno potencial.Psicólogos explicam que isto leva a uma sensação de autoestima mais elevada e nos coloca em sincronia com nossas capacidades.
2 – Genes: Os japoneses também têm uma vantagem genética devido a dois genes em particular – DNA 5178 e o genótipo ND2-237Met – que são predominantes entre a população japonesa. Estes genes parecem melhorar a vida útil ao bloquear doenças relacionadas à idade como diabetes tipo 2, derrames, ataques cardíacos e doenças cerebrovasculares e cardiovasculares.
3 – Caminhar: O japonês adora permanecer ativo, caminhar, subir escadas e agachar-se.
4 – “Hara Hach Bun Me”: Conceito japonês de comer apenas até estar 80% cheio (8 em cada 10 partes). Normalmente leva pelo menos 20 minutos para que o cérebro receba o sinal do corpo de que precisa parar de comer, pois já está cheio de nutrientes. Esta prática é o “relógio e lembrete para parar de comer” evitando o excesso.
5 – Ambientes mais limpos e bons equipamentos de saúde: Os japoneses têm um sistema de saúde avançado, com campanhas regulares que orientam as pessoas a incorporar estilos de vida saudáveis.
6 – Princípios da hora da refeição: No Japão, as famílias comem juntas, sentadas no chão e usando pauzinhos, tornando o processo de alimentação muito mais lento. A dieta japonesa é magra e equilibrada, com alimentos básicos como algas marinhas frutas da estação, peixe rico em ômega, arroz, grãos integrais, tofu, soja, misso, e vegetais verdes e crus. Baixas quantidades de gorduras saturadas e açúcares.
7 – A tradição de beber chá: A antiga bebida japonesa é rica em antioxidantes que ajudam o sistema imunológico, combater o câncer, auxiliam na digestão, aumentam os níveis de energia e regulam a pressão sanguínea.
8 – Os idosos são cuidados: Sem segregar ou descartar os membros idosos da família, a maioria dos avós no Japão também tem uma vida no meio dos membros da família – e as famílias preferem tê-los em casa do que enviá-los para lares de idosos. É normal que os avós passem tempo com os netos e lhes transmitam alguma sabedoria tradicional. A sensação de segurança que isso traz, beneficia tanto os idosos quanto os jovens.
A matéria completa você lê aqui [+]