Flavia deixou muito claro que estar saudável significa estar física, emocional, social e sexualmente saudável. Antes de falar de uma disfunção sexual na menopausa, devemos entender o quadro completo. É muito mais amplo e muitas vezes acreditamos que a menopausa é a única causa de uma série de manifestações relacionadas com o desejo, a vontade, o interesse e o orgasmo.

Existe uma combinaçāo de mudanças nessa fase:
Hormonais

Fisiológicas

Emocionais

Psicossociais

Relacionais

É claro que os hormônios são importantíssimos. Para aquelas que querem e podem fazer reposição hormonal, como uma das alternativas para melhorar a vida sexual, é ótimo, mas existem outros aspectos tão ou mais importantes que devemos contemplar. Somos um conjunto de fatores que, se bem equalisados na mão de uma profissional, somado ao autoconhecimento, a realidade pode ser muito mais prazerosa.

É fundamental considerar os aspectos da vida pessoal da mulher (ex: problemas conjugais) na avaliaçāo da perda de desejo. Quando existe essa perda, não devemos já relacionar com a idade e a menopausa. Avaliar-nos como um todo é fundamental para entender que tudo está relacionado e também que tudo é possível. Não devemos e não podemos nos reduzir a um aspecto. A medicina, com seu avanço, está aí para nos auxiliar seja fisicamente ou psiquicamente.

Os 50 de hoje não são os 50 de ontem. Vivemos mais, com muito mais qualidade, somos ativas sexualmente e isso envolve uma qualidade de vida superior aos que nossas avós tiveram.
É preciso aproveitar essa mudança e entender que estamos em outra época. Desmistificar a idade é fundamental para nos permitir viver com muito mais prazer. Permita-se!

Relacionados
Sensualidade nas mulheres de 50

SENSUALIDADE = Qualidade que permite estimular a atração ou a reação emocional em outras pessoas. Pode ser interna e externa. Leia mais

Genitalidade feminina e assoalho pélvico

O que há de mais recente na medicina como o ultrassom microfocado, o laser, radiofrequência e a importância do trabalho Leia mais

Imagem no espelho

De um lado é possível enxergar nossas virtudes, do outro, nossos defeitos. Sombra e Luz. O perfeccionismo invade nosso olhar. Leia mais