Infelizmente neste Carnaval aconteceu uma tragédia no litoral de São Paulo que, até agora conta com 750 pessoas desabrigadas e 40 mortes.
Em 2020, o Ministério público de São Paulo alertou o poder público de São Sebastião sobre as ocupações irregulares no litoral norte. Nada aconteceu.
Não há, naquela região, nenhuma ação fiscalizatória, e um descaso imenso em relação às tantas famílias que lá vivem, em situação perigosa há anos.
Todos os anos algum desastre parecido acontece no Brasil e as maiores perdas estão entre as famílias mais desfavorecidas.
São perdas humanas e prejuízos materiais incalculáveis.
As chuvas que atingiram municípios do litoral norte de São Paulo trouxeram um rastro de destruição que podemos atribuir a ausência de políticas públicas urbanas.
É fundamental que comecem a olhar para a urgência na melhoria das moradias, na intervenção imediata em áreas de risco, no olhar apurado e meticuloso para o cuidado com as periferias, para as construções nas encostas.
A desigualdade social, nesse momento, fica mais evidente e é primordial que isso seja mostrado para que haja movimento de mudança.
No caso dessa tragédia, muitas ações foram feitas para ajudar aos desabrigados que perderam tudo e estão sem casas, em situação de risco.
Temos todos que ajudar essas famílias, e também pressionar políticos para que olhem para os 14 mil pontos de risco de desastre que há pelo país, com mais de 4 milhões de pessoas morando nessa situação.
Não há como ficar parado enquanto isso acontece a olhos vistos.
São mortes, pessoas desabrigadas. Tristeza profunda.
O One Goal Project, em parceria com a ONG local Alimentando o Bem, de Emar Batalha, está atuando na região, arrecadando roupas, alimentos não perecíveis e, principalmente Material de Limpeza e Fraldas, neste endereço em São Paulo:
*Carolina Schwartz*
Rua Guadelupe 757
Jd Paulista- São Paulo – Sp
Cep: 01.439-010
OU
*Pix: (11) 99171-9554 – enviar o comprovante para (11)94142-9554
Qualquer doação é muito bem vinda!!!
O Caminho do Encontro está se mobilizando para ajudar essas pessoas que estão precisando muito.
Toda ação é importante.