Comida e meditação podem parecer uma combinação improvável, mas a verdade é que elas têm muito em comum. Ambas são práticas que nos permitem desacelerar, saborear cada momento e nos conectar com nosso eu interior. Então, que tal unir o útil ao agradável e aprender a meditar à mesa enquanto apreciamos nossas refeições?
Quantas vezes já nos pegamos devorando uma refeição sem realmente perceber o que estamos colocando em nossa boca? Com a comida consciente, aprendemos a saborear cada garfada, a sentir a textura dos alimentos, a apreciar os sabores e agradecer pela refeição diante de nós. Às vezes estamos ansiosas e é quase impossível fazer isso, mas dá para fazer e tornar isso parte do cotidiano.
O segredo não está em saborear cada momento da vida, não é? Por que não, inclusive quando estamos comendo? Essa prática me ajudou muito a me perceber e a compreender como as nossas emoções estão conectadas aos nossos hábitos. Quando a gente se percebe, e quer mudar, essa percepção torna tudo muito mais fácil. Um exercício prático é tirar o celular da mesa. Por mais incrível que isso pareça, ele nos tira do foco e a gente passa a comer mais porque não estamos nem sentindo o gosto das refeições quando a nossa atenção está, por exemplo, nas redes sociais.
Outra dica é saber que esse momento é especial, é o que nos traz energia para viver. Então ressignificar a refeição como uma forma de gratidão traz outros gostos para a vida. Comer com amigos, com parceiro, é tão bom. Mesmo sozinha, pode significar um tempo único de autodedicação.
Comida e meditação têm tudo a ver! É só prestar mais atenção:)