Por Camila Hirsch e Renata Veneri
De nossa querida Camila Hirsch. A falta de atividade física, sabemos hoje, que pode potencializar o surgimento da depressão, ansiedade, estresse, distúrbios alimentares. Nosso grande desafio deste século é manter o movimento e liberar o sedentarismo.
“Mexer o corpo não é uma escolha, é obrigação, assim como escovar os dentes, comer, dormir, ir à escola, cuidar dos filhos ou trabalhar.”
“Melhor um ano inteiro praticando atividade física três vezes por semana do que começar de forma empolgada, de segunda a sexta-feira, e parar três meses depois. Desenvolver o hábito e organizar uma rotina são fatores fundamentais. Estabelecer um tempo para cada treino também.”
“A falta de atividade física pode potencializar o surgimento de depressão, transtorno de ansiedade, burnout, estresse e distúrbios alimentares. O sedentarismo é uma pandemia.”
“É possível se movimentar em parques, praças, na rua, na praia, numa lagoa, numa represa, na montanha, no pico, na trilha, na estrada, na mata, numa pista de terra, de asfalto, de cascalho. Também dá para mexer o corpo dentro de casa ou do apartamento, no escritório, no consultório, num ginásio.”
“Quem vem de uma família ou comunidade com cultura e espírito esportivos faz de qualquer cenário um palco para mexer o corpo. Dá para pular corda, amarrar elástico em árvores e caminhar de um lado para o outro como um equilibrista, juntar frascos de produtos de limpeza num cabo de vassoura e usar como halteres, usar equipamentos de praças públicas, fazer flexão na sala de casa. O movimento físico também desperta acolhimento, amor, companheirismo. E tudo isso é de graça! Quando há vontade e incentivo, sempre é possível praticar algum esporte, dançar, treinar.”
A Coleção Cotidiano busca explicar temas complexos do nosso dia a dia de maneira dinâmica, sem perder a profundidade e relevância. Cada livro é escrito por especialistas em suas temáticas e conta com um moderno projeto gráfico.
Fonte: Amazon