Dois aspectos de “Griselda”, série disponível na Netflix, Top número 1, que conta uma história baseada em fatos reais sobre a narcotraficante Griselda Blanco.
Eu assisti e adorei. Sofia vergara está maravilhosa e a personagem mostra a dificuldade que ela tem de se integrar como estrangeira – colombiana, em uma sociedade diferente da de Miami… além disso, a dificuldade de ser respeitada entre o universo masculino da época.
Eu não compactuo, óbvio, com muitas coisas que ela faz no decorrer de sua vida, mas eu reconheci trazendo aos dias de hoje, como estrangeira, a dificuldade de colegas do mesmo mercado em integrar quem chega de fora…
Apesar do passar dos anos, isso segue sendo um tema vigente no mercado profissional atual.
Falamos de sonoridade, inclusão, mas ainda existem muitas dificuldade de integrar alguém que é ‘visitante’ e não é ‘local’.
Assim como ainda há uma grande dificuldade de colocar a mulher no mesmo nível profissional que o homem no mundo profissional atual.
Fiquei pensando… se entre as mulheres não há essa integração ainda; respeito, aceitação de quem chega de fora, por que exigir aos homens que eles façam?
Uma pergunta que eu levanto hoje.
Como estrangeira, confesso que não é fácil a integração ainda até nos dias atuais…
Talvez o primeiro passo seja começar entre mulheres para depois pedir aos homens o mesmo trato e posição no mundo profissional.