Empreendedorismo é o processo de iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças.
É um termo muito usado no âmbito empresarial e muitas vezes está relacionado com a criação de empresas ou produtos novos, normalmente envolvendo inovações e riscos.
Qual é a emoção vinculada que paraliza a possibilidade de EMPREENDER?
MEDO DE ARRISCAR! Mas não se confundam! Viver na bolha tem tanto risco quanto estar no pântano e tentar sair.
A coisa mais importante da sua vida é SUA VIDA. “Chutar o balde” não tomando nenhuma atitude é desperdiçar o tempo de nossa existência sabendo e sentindo que deveríamos fazer outra coisa.
Quem constrói nossa própria REALIDADE somos nós mesmas.
Como construir nossa realidade?
Desejando o que queremos.
Traçando um plano.
Tendo um porquê.
Começando a construir.
A partir do AUTOCONHECIMENTO é preciso:
Buscar entender o que queremos.
Buscar entender por que queremos enfrentar esse desafio.
Colocar em um papel um possível plano.
Começar a construir. TIJOLO POR TIJOLO.
Observando essa construção. Sabendo que levará tempo.
TEM QUE ACREDITAR O TEMPO TODO! E ENTENDER QUE TUDO LEVA TEMPO.
O ponto que você parte não define o ponto que você chega.
Sua conta bancária não define seu sucesso.
Sua quantidade de amigos não define seu sucesso.
SUCESSO é o que você acredita que é. Para você! É único e só seu!
Encontrar significado e dinheiro na mesma cesta é possível com um projeto EMPREENDEDOR.
O mundo pode até ser precário, mas a responsabilidade de diminuir a precariedade em sua própria vida é exclusivamente sua.
Fracassar no processo trará tristeza, que se transformará em RAIVA.
Raiva em FORÇA. Força em ESFORÇO. Para seguir EMPREENDENDO.
Até que aquilo se transforme. Até que nasça. Até que CRESÇA E APAREÇA. Perfeccionistas criam menos e sofrem mais.
Tentar ser perfeita afoga a criatividade. Por que? Porque se perde a espontaneidade. Empreender pessoalmente e profissionalmente.
MUDAR É APRENDER. CRESCER É VIVER. APRENDER É CRESCER.
Deixem que as mudanças invadam sua vida.
Eu não estou começando. Estou apenas continuando a minha EVOLUÇÃO.
Para EMPREENDER é necessário ter persistência, paciência e consistência. A resistência é amiga íntima da procrastinação. E cunhada da comparação.
RESISTIR traz dúvida, falta de confiança, baixa autoestima e mediocridade.
A dúvida mora dentro de cada uma de nós. Ela nos conhece como ninguém.
Quando paramos para ouvi-la, perdemos!
Todas nós ficamos entre a vontade de acertar e a possibilidade de errar. Isso é o medo.
Do que o MEDO tem MEDO?
Da AÇÃO! Comece antes de estar pronta. Apenas COMECE!
5 mulheres empreendedoras da América e Europa
Oprah Winfrey
A partir dos 9 anos passou a ser sistematicamente estuprada, espancada e ameaçada por seu tio e primos. Isso durou aproximadamente 5 anos.
Já adolescente, se definiu revoltada e promíscua. Engravidou aos 14 anos, foi expulsa da casa de sua mãe e foi morar com o pai que não soube da gravidez.
Oprah perdeu o filho, o que foi sua salvação já que pensava em tirar sua vida por medo da reação do pai.
Depois disso, Oprah mudou. Se dedicou aos estudos e tornou-se líder na escola ganhando um prêmio para visitar a Casa Branca.
No começo dos anos 70 ganhou uma bolsa de estudos em comunicação e, formada, começou a apresentar seu primeiro programa de TV: People are Talking.
Tornou-se sucesso e a atração durou 8 anos.
Setembro de 1986 nasce o “The Oprah Winfrey Show que durou 25 anos. Oprah já tinha concorrido ao Oscar de melhor atriz coadjuvante por A Cor Púrpura.
2011: Lança sua emissora, a OWN – Oprah Winfrey Network. Hoje ela também trabalha produzindo filmes, como os oscarizados Preciosa: Uma História de Esperança e Selma: Uma Luta Pela Igualdade.
Oprah é considerada uma das maiores apresentadoras de toda história além de prestigiada empreendedora: construiu um império multimídia–canal de tv, site e revistas.
Ela é empresária, atriz, dubladora, produtora, investidora, autora de livros, jornalista free lancer e tem diversos produtos licenciados.
Correu grandes riscos quando criou seu canal. Nos primeiros anos, a emissora deu prejuízo e demorou para equilibrar as contas. Oprah não desistiu.
Ainda sofre preconceito. Em2013, na lojaTom Ford, uma vendedora disse que a bolsa que ela queria era muito cara para ela.
“A razão pela qual eu consegui ser tão bem-sucedida financeiramente équem eu foco nunca foi, nem sequer por um minuto, dinheiro”
Caterina Fake
A americana Caterina Fake foi uma das criadoras do site de hospedagem de imagens Flickr, em 2004.
Ela aproveitou o lançamento de 2 celulares que tinham câmeras boas, teve uma ideia e a colocou em prática.
Ainda não existiam bons sites de armazenamento.
Rapidamente, a plataforma cresceu e, no ano seguinte, recebeu uma oferta de comprado Yahoo!. Caterina decidiu vender a empresa que criou por um valor estimado entre US$ 22 milhões e US$ 25 milhões.
Depoisde ganhar uma parte desse dinheiro, continuou em um cargo diretivo dentro do Yahoo! por três anos e investiu em alguns projetos.
Tornou-se presidente do conselho de administração do e-commerce Etsy.
“Os empreendedores mais bem-sucedidos que eu conheço são pessoas otimistas.
É parte da descrição do trabalho.”
J. K Rowling
Na infância, sua casa era repleta de livros.
Cursou Línguas Clássicas e Literatura Francesa na França.
Durante uma viagem de trem entre Manchester e King’s Cross ela começou a escrever Harry Potter.
Ao desembarcar na estação muitos personagens já estavam definidos. Disse Joanne:
“Harry Potter simplesmente entrou na minha cabeça inteiramente formado”.
Se mudou para Portugal, casou-se e teve sua primogênita. Jessica nasceu em julho. Em novembro ela se separou. O marido era abusivo e a agredia.
Em dezembro ambas se mudaram para Edimburgo e passaram a viver de ajuda social.
Em 1996 concluiu o seu primeiro livro da saga Harry Potter. Joanne o escreveu em um café barato, perto de sua casa, enquanto sua filha dormia. J. K. Rowling estavacom depressão nessa época.
Depois de ser recusado por aproximadamente 22 editoras, a Bloomsbury, uma pequena editora, resolveu publicá-lo com a condição que ela mudasse seu nome. Seus livros não seriam lidos por meninos caso soubessem que a escritora fosse mulher( hoje a editora vale milhões).
Assim se tornou J de Joanne. K, de Kathleen em homenagem à sua avó materna.
“O fracasso eliminou o que não era essencial. Parei de fingir paramim mesma que era qualquer outra coisa que não eu e dirigi minha energia para o único trabalho que me importava”.
Meu maior medo tinha se tornado realidade e eu ainda estava viva, tinha uma filha que eu amava, uma máquina de datilografia velha e uma grande ideia.
O fundodo poço se tornou a base sólida sobre a qual reconstrui minha vida.”
“Saber que você ressurgiu mais sábio e mais forte de adversidades significa que você garantiu, para sempre, sua habilidade de sobreviver.
Esse conhecimento é um verdadeiro presente, mesmo que dolorosamente adquirido, e vale muito mais que qualquer qualificação que recebi.”
Zica Assis
Zica nasceu em uma família pobre, com13 filhos. Morava na favela do Catumbi, no Rio de Janeiro. Para ajudar a sustentar tanta gente, começou a trabalhar muito cedo: aos nove anos, foi ganhar seus trocados como babá. Depois, passou a trabalhar como faxineira.
Tinha um problema que a perseguia: seus cabelos indomáveis. Zica não queria alisá-los, mas torná-los mais bonitos. Aos 21 anos, foi estudar para ser cabeleireira porque acreditava que, conhecendo melhor os seus fios, poderia ganhar aquele visual tão sonhado.
Zica criou ela própria, de forma caseira, produtos para relaxar os cabelos. Fez sucesso achando a fórmula desenvolvida em casa.
Seu marido vendeu o único bem, um Fusca, para montar o primeiro salão. Ele era taxista.
Inaugurado no início da década de 90, o Instituto de BelezaNatural, que se tornou uma bem-sucedida rede de salões especializada em cabelos crespos e ondulados ampliou os horizontes de seus negócios partindo para o exterior e abrindo, em 2017, o primeiro Instituto em N.Y.
Hoje,milionária, figura entre as mulheres mais poderosas do Brasil.
Martha Stewart
Martha começou a ganhar o próprio dinheiro cedo: aos10 anos, já era babá. Aos15 anos, iniciou trajetória como modelo.
Como modelo, emprestou sua imagem para comerciais de TV e de marcas importantes, como Chanel.
Formou-se em história e durante esse período aprendeu a cozinhar com a mãe e avós, além de costurar, e jardinagem– técnicas que mais tarde lhe trariam frutos.
Casou-se e, anos mais tarde, ao lado do marido, investiram em um restaurante.
Com o sucessodo restaurante, abriu seu próprio negócio de catering.
O marido de Martha era dono de uma editora e, com o sucesso de um livro, contratou a empresa da esposa para produzir a festa de lançamento. Ali Martha conheceu um editor que ficou encantado com os conhecimentos dela. Da interação, surgiu o primeiro livro de Stewart: Entertaining, lançado em1982.
Até1989, Martha lançou um livro por ano. Já em1990, lançou sua primeira revista, na qual atuou como editora-chefe, a Martha Stewart Living. O pico de tiragem foi de mais de 2 milhões de exemplares por uma edição.
Na TV dos Estados Unidos, Martha Stewart teve dois programas longevos de sucesso: Martha Stewart Living, que foi ao ar entre 1993 e 2004, e Martha, que durou de 2005 a 2012.
Ela empresta seu nome para produtos diversos e de alta rentabilidade, como móveis planejados e tintas.
“Sem uma mente aberta, não se pode ter um grande êxito”
Gwyneth Paltrow
Gwyneth é filha de uma atriz com um produtor e diretor de cinema.
Estreou como atriz no teatro, ao lado da mãe em “Picnic”. No mesmo ano fazia o seu debut no cinema, sob a direção de Steven Spielberg,em”Hook – A Volta do Capitão Gancho.
O ponto alto da carreira como atriz foi interpretar Viola em”Shakespeare Apaixonado”. Nessa versão romanceada e divertidada época em que William Shakespeare escreveu “Romeu e Julieta”, ela brilhou e conseguiu ganhar o Oscar de melhor atriz de 1998.
Em 2008 criou a Goop devido a questionamentos pessoais.
Trabalhava muito e ficava longe de sua filha. Quando deu uma parada, não quis voltar.
Sempre teve vontade de dividir suas dicas de beleza, restautantes e wellness. Seu pai a incentivava muito quando via Gwyneth ler as notícias de Wall Street. Ele já a via como empreendedora.
Ela não.
Só há três anos se tornou CEO de sua empresa.
Nesse ano Gwyneth fechou contrato com a Netflix. A série não tem nome ainda, mas os conteúdos de cada episódio vão incluir médicos e outros profissionais de saúde, bem como especialistas em temas relacionados com o lifestyle e o bem-estar físico e espiritual.
Jimena Flórez
A história de Jimena Flórez de sucesso empresarial começa, provavelmente, com uma cerveja gelada na Alemanha.
Depois de terminar o colegial na Colômbia, sua terra natal, Flórez passou um ano sabático morando com uma família no sul da Alemanha que produzia seu próprio lúpulo orgânico. Além de ensinara diferença entre lager e pilsner, sua família anfitriã ensinou a Flórez o essencial da agricultura sustentável: como as técnicas orgânicas podem proteger contra a quebra de safra, aumentar o rendimento e agregar valor.
Essa experiência colocou Flórez em uma trajetória de mudança de vida.
Em suas declarações, Obama agradeceu a Flórez por “ajudar a elevar sua comunidade”.
Sheryl Sandberg
A executiva americana formou-se em economia em1991, por Harvard. A maneira como levou a carreira acadêmica rendeu a Sheryl o prêmio John H. Williams. Durante a graduação, ela foi uma das criadoras do grupo Women in Economics and Government. Devido a esse projeto, conquistou a vaga de pesquisadora no Banco Mundial. Na instituição, criou projetos para aliviar os problemas de saúde da Índia. Ao fim do projeto, voltou a Harvard para garantir seu MBA.
Foi trabalhar na Google. Seu trabalho foi tão bom que, quando começou, tinha uma equipe de quatro pessoas e, no final, contava com quatro mil funcionários sob seu guarda-chuva.
Facebook.
O anúncio da contratação de Sheryl foi feito por Mark Zuckerberg em 2008, para o cargo de chefe operacional. O desafioda nova contratada era descobrir como monetizar a rede social. Os primeiros grandes resultados vieram em 2010.
O papel bem desempenhado rendeu a Sheryl uma cadeira no conselho do Facebook. Ela foi a primeira mulher a conquistar o posto no grupo. Assim como no Facebook, ela também faz parte do quadro de conselheiros da Walt Disney Company. Graças às ações que tinha no Facebook, Sheryl Sandberg tornou-se uma mulher bilionária.
Luiza Trajano
Formada em direito pela Faculdade de Direito de Franca, Luiza começou a sua história no grupo logo cedo. Aos12 anos já trabalhava como balconista em uma das unidades da empresa nas férias. Quando assumiu o comando, a empresária promoveu ascensão maior dos funcionários da organização, que passar a man ter voz ativa em todas as decisões da empresa, descentralizando o comando e evitando que egos familiares pudessem atrapalhar o crescimento da organização.
Durante a gestãode LuizaTrajano, a empresa passou a investir em grandes e inusitadas promoções, modelos utilizados por diversas lojas do seguimento até hoje.
Lupina Iturriaga
Lupina se formou em Administração e Gerenciamento de Empresas pelo CUNEF, onde obteve uma bolsa de estudos por mérito acadêmico. Dedicou-se ao mundo dos bancos, primeiro em Nova York e depois em Madri.
A Fintonic nasceu no final de 2012 e em apenas um ano conseguiu 70.000 usuários e 36.000 downloads naApp Store interessados em aproveitar as novas tecnologias aplicadas para simplificar e controlaras finanças pessoais.
Lupina queria oferecer experiências diferentes ao usuário e simplicar o controle das finanças. Achou a resposta na tecnologia criando um aplicativo para organizar e investir dinheiro, testando entre membros de sua família.
Janete Vaz e Sandra Costa
As bioquímicas Janete Vaze Sandra Costa são dois dos grandes nomes do empreendedorismo brasileiro.
As empresárias trabalharam juntas por anos e decidiram montar um negócio próprio.
O problema é que a época era diferente e as mulheres tinham pouca ou qua senenhuma força no mercado de laboratórios, completamente dominado por homens, médicos e com forte influência no setor.
Esse obstáculo não foi capaz de parar a força de vontade de Sandra e Janete.
Elas foram umas das pioneiras a oferecer resultados online e sempre se informavam sobre os feedbacks dos clientes pessoalmente. De início eram apenas 3 funcionários. Hoje são mais de 2000, com atuação em seis estados e no Distrito Federal, através de 130 unidade se cerca de nove mil atendimentos por dia.
Sofia Esteves
A empresária Sofia Esteves é conhecida, entre outras coisas, pelo seu perfil de liderança e pelo sucesso da DMRH, uma das principais consultorias de RH do país.
A empresa, que também engloba a Cia de Talentos, conta hoje com cerca de 200 funcionários e atua em mais de 40 países, com clientes como a multinacional Unilever, por exemplo.
Atualmente a empresa fatura mais de R$ 30 milhões por ano.
Cristina Junqueira
Cristina Junqueira é a única brasileira entre os três sócios e criadores do Nubank, o famoso cartão de crédito roxo, sem taxas e com utilização facilitada através de um aplicativo mobile.
Em 2013, grávidad a primeira filha, a empresária entrou em trabalho de parto no meio de uma reunião e voltou ao trabalho em apenas uma semana. O sacrifício foi grande, mas necessário. Na época, ela estava no meio do processo de criação do Nubank junto aos outros dois sócios.
Hoje, o Nubank ér econhecido nacionalmente como uma das fintechs mais revolucionárias do país. Em três anos recebeu quase US$ 100 milhões ema portes, grande parte deles vindos do Sequoia Capital, um dos maiores fundos investidores do mundo.
AerinLauder
Quando você nasce em uma família abastada, pode seguir por dois caminhos: virar uma socialite e passar a vida viajando de festa em festa ou aproveitar as oportunidades que teve e trabalhar para ter ainda mais sucesso.
Éo casode Aerin Lauder, neta e herdeira de Estée Lauder, magnata da indústria de cosméticos que faleceu em 2004.
Por causa de sua avó, Aerin sempre foi ligada ao universo dos perfumes e recebeu lições preciosas sobre estilo de vida. Hoje, é Vice-Presidentee diretora criativa da Estée Lauder, o que significa que está por trás da criação das fragrâncias, embalagens e campanhas, além de ser porta-voz da empresa e, muitas vezes, garota propaganda.
A empresária ainda abriu a AERIN, marca própria que leva seu nome e começou vendendo o que a Estée Lauder não tinha: peças de decoração, sapatos, bolsas, joias e óculos de sol, sempre emparceria com nomes de destaque no mercado.
Foi apenas recentemente que saiu a primeira fornada de perfumes da AERIN
“Quando penso em alguém ou momentos da minha vida, os cheiros fazem parte dessas lembranças”.
Nely Galán
Nely Galán é empresária, empreendedora, professora, oradora, produtora ganhadora de um Emmy e uma defensora da igualdade de gênero.
Galán é um dos membros mais importantes da indústria do entretenimento.
Imigrante cubana, é Presidente da Divisão de Entretenimiento da Telemundo. Já produziu mais de 700 horas de conteúdo para televisão, tanto em inglês como em espanhol.
Tem como missão educar mulheres para empreender.
Seu livro Adelante! (como ser empreendedora autosuficiente e alcançar uma vida rica e realizada) está na lista dos livros mais vendidos do New York Times. Ela deseja que as mulheres busquem um futuro econômico que elas próprias controlem.