Muito se fala sobre propósito de vida. Não é fácil encontrar o nosso.
Vivemos no piloto automático. A vida vai seguindo e vamos nos adaptando a ela sem pensar na importância de entender o que nos faz feliz.
Essa busca de encontrar o propósito é feita por meio de uma imersão. Temos que entender quem somos e o que queremos para nós.
A insatisfação é uma pista que diz que não estamos no caminho de nosso propósito. Quando o encontramos, o trabalho se torna mais prazeroso, as atividades diárias também.
A partir do momento que estamos alinhadas com o nosso propósito, as nossas ações seguem de encontro a ele, a vida ganha mais cor e a alegria se torna mais presente.
Coragem de mudar, de empreender, de buscar ferramentas para atingir as nossas metas são fatores importantes para uma vida mais satisfatória.
Mas como encontrar o nosso propósito?
Entendendo o que nos faz feliz.
Existem pessoas, que desde muito novas, sabem o que querem fazer em suas vidas, mas a maioria de nós não tem ideia do que quer fazer.
A ideia que nascemos com um objetivo maior é injusta, mas buscar um significado para nossas vidas é transformador.
Algumas perguntas são gatilhos para encontrar o nosso propósito.
O que você mais gosta de fazer? O que te dá prazer? O que as pessoas buscam em você quando querem conversar? Quanto tempo você se disponibilizaria para realizar alguma tarefa?
Costumamos perder hábitos que adorávamos realizar enquanto crianças e que simplesmente paramos de fazer. Você se lembra de quais eram?
Quais as pressões que te foram impostas para abandoná-los?
Você se recorda de sua paixão de infância?
Qual atividade faz você despender horas a fio sem se importar?
Resolver problemas também pode ser um exercício atraente para descobrir seu propósito.
Qual é a causa que mais te abala. O que te move? O que faz você se apaixonar?
Qual é a ocupação que mais te dá prazer?
Como quer ser lembrado? Qual legado quer deixar?
Uma boa dica é entendendo as pequenas coisas que você gosta e compreendendo que a vida é feita de tentativas e erros.
Proponho um exercício:
Anote em um papel a cor que mais gosta, o programa que mais te dá prazer, o que você tem facilidade em realizar. Não se julgue, seja fiel a você, ninguém precisará olhar as suas anotações.
Escreva todos os dias alguma coisa sobre você, algum traço de sua personalidade, as suas preferências. Desta maneira você se conhecerá melhor e tudo ficará mais fácil.
Uma vez que encontrou o seu propósito, persista incansavelmente nele. Mude rotas, aprofunde, reflita, tente e tente de novo. E se, no meio do caminho encontrar um novo e diferente propósito, definitivamente você estará no caminho certo.