Simone de Beauvoir afirmou: basta uma crise política, econômica ou religiosa para que os direitos das mulheres sejam questionados.
Ela estava certa. É só olhar para a diferença de figurino dessa jornalista da CNN depois da tomada de Cabul pelo Talibã. E para o sumisso da mulher e seus filhos na segunda foto.
O véu será obrigatório para todas as mulheres, além de outras medidas que não conseguimos nem conceber estando no ano de 2021.
Por que somos as mais atingidas? Por que sempre se tolhe a liberdade da mulher?
Esses extremistas já silenciaram as afegãs de 1996 a 2001 e agora, um novo retrocesso.
A primeira medida, além do uso do véu, foi impedir as meninas a frequentarem escolas e universidades. Mulheres que foram trabalhar voltaram a suas casas escoltadas.
Não falarei de política mas sobre história.
É impossível, neste momento, não afirmar que o movimento feminista é sim importante. Estamos em 2021 e mulheres são impedidas de estudar e trabalhar, forçadas a casar.
Homens também sofrem?
Muito!
Mas o foco de extremistas é sempre acabar com a liberdade das mulheres.
Neste espaço do O Caminho do Encontro trabalho com temas femininos criando uma egrégora de mulheres que se protegem, trocam informações, falam de suas dores e conquistas. Me dói muito imaginar que isso poderia ser vetado por um grupo de homens que simplesmente decidiram acabar com nossos sonhos.
Tristes tempos. Um desabafo de quem está chocada com essas cenas que se repetem.