A menopausa é um processo natural que ocorre na vida de todas as mulheres, geralmente entre os 45 e 55 anos de idade.
É caracterizada pela cessação permanente da menstruação e a diminuição na produção de hormônios sexuais, como o estrogênio e a progesterona.
Nos últimos anos, a medicina tem avançado significativamente no desenvolvimento de novos tratamentos e abordagens para ajudar as mulheres que passam por essa fase da vida, a lidar com os sintomas desconfortáveis e as possíveis complicações de saúde.
Há poucos anos, mulheres não tinham informações suficientes nem para diagnosticar que elas estavam na menopausa.
Hoje, o cenário mudou muito!
Um dos tratamentos mais recentes é a terapia hormonal personalizada. Ao invés de prescrever a mesma dosagem de hormônios para todas as mulheres, os médicos estão cada vez mais adotando uma abordagem mais individualizada, personalizada, avaliando as necessidades específicas de cada paciente e ajustando a dosagem de hormônios de acordo com cada corpo, histórico, propósitos.
Além disso, novas formas de administrar hormônios também estão sendo aplicadas, como adesivos transdérmicos, géis e cremes. Essas formas de administração podem ser mais eficazes e apresentar menos efeitos colaterais.
Outra abordagem inovadora é a utilização de terapias alternativas, como a acupuntura, fitoterápicos, entre outras tantas, para aliviar os sintomas da menopausa, como os fogachos e a insônia. Essas alternativas têm se mostrado como opções seguras e eficazes para algumas mulheres que preferem tratamentos mais naturais.
Além disso, o uso de suplementos alimentares, como a vitamina D e o cálcio, também tem sido recomendado para ajudar a manter a saúde óssea e prevenir a osteoporose, uma condição que pode se desenvolver após a menopausa devido à diminuição dos níveis de estrogênio.
Outras inovações incluem o desenvolvimento de medicamentos não hormonais, como os inibidores seletivos de receptores de estrogênio, que podem ajudar a reduzir os sintomas, como a secura vaginal e a dor durante a relação sexual.
A medicina tem avançado significativamente nas opções de tratamento para as mulheres que passam pela menopausa.
Com a utilização de terapias personalizadas, novas formas de administração de hormônios, terapias alternativas e medicamentos não hormonais, as mulheres agora têm mais opções para ajudá-las a lidar com as mudanças nessa fase da vida.
Que sorte estarmos vivendo isso nesse momento da história!
Atualmente existem tantas pesquisas, tantas medicações, terapias… certamente uma delas encaixará em nosso perfil.
O que é fundamental fazer, é não esquecer de procurar, de pesquisar, pedir ajuda, e ter claro que existem infinitos tratamentos.
Menopausa não é esse bicho de 7 cabeças que pintaram ao longo do tempo, ainda mais no mundo contemporâneo.