“Devolver ao Brasil o que este país me havia oferecido”.
As palavras de Maria Laura Babikian, logo nos primeiros minutos de sua participação no videocast da Rio Bravo, chamam a atenção não apenas pela maneira de falar de gratidão, mas sobretudo porque o que se tem ali é o relato de uma expatriada (ela nasceu na Argentina) que teve a oportunidade de se reinventar: nos últimos 11 anos, Maria Laura fez uma transição de carreira, viveu a experiência de atravessar uma doença grave e desenvolveu uma inciativa capaz de reunir mulheres em torno de um novo propósito. Na entrevista que concede ao Videocast Rio Bravo, Maria Laura utiliza sua experiência pessoal como ponto de partida para refletir o lugar da mulher não apenas no mundo corporativo e nos espaços de prestígio, mas, também, na sociedade.
Nesse sentido, o trecho a seguir é exemplar: “Venho de uma geração de mulheres que, em geral, o mundo das finanças familiares era de responsabilidade do homem. Quando me divorciei, tive que começar a aprender e assumir essa responsabilidade”. Ainda no Videocast, Maria Laura comenta como foi que decidiu, a partir dos MBAs particulares que viveu (é assim que ela nomeia os desafios que enfrentou), criar o Caminho do Encontro, unindo três aspectos que dialogam com a sua própria jornada. “Muito desse lugar da saúde física, emocional e financeira foi o objetivo do Caminho do Encontro. As nossas colunistas estão vinculadas a esse universo da saúde, porque é de lá que eu trago a minha vulnerabilidade”.
A entrevista de Maria Laura Babikian ao Videocast Rio Bravo é parte integrante da série Mulheres na Liderança, que, neste primeiro semestre de 2023, trouxe conversas com: Vanessa Faleiros, COO da Rio Bravo; Mari Emmanouillides, co-fundadora e CEO da Taler; a comunicadora Rozália Del Gaudio; Carol Conway, diretora do UOL e co-fundadora do Women on Board; Fabiana Nani, gerente comercial da Rio Bravo; e Maria Helena Válio, da Women Invest.