Longevidade: você está cuidando do seu bem-estar para ter sempre saúde?
Dan Buettner é jornalista, autor e produtor premiado, explorador da National Geographic Fellow, descobriu os cinco lugares do mundo – apelidados de zonas azuis (Ikaria, Grécia; Loma Linda, Califórnia; Sardenha, Itália; Okinawa, Japão; e Nicoya, Costa Rica), – onde as pessoas vivem as vidas mais longas e saudáveis.
Em uma matéria para a Well and Good, ele explora 4 hábitos matinais importantes que precisamos manter:
Encontre o seu “ïkigai”, ou seja, descubra o que desperta sua alma e tenha uma vida com objetivo. Ter um propósito está ligado à longevidade; isso literalmente lhe dá uma razão para sair da cama pela manhã, à medida que você envelhece.
Faça sempre um café da manhã saudável, pois essa é uma parte importante para se tornar um centenário. Buettner diz que “aderir a dietas alimentares nutritivas, baseada em plantas ou a dieta mediterrânea, pode ajudar a alimentar uma vida longa e saudável.”
Desfrute de uma xícara de café da manhã. De acordo com as descobertas de Buettner, “As pessoas que vivem nessas áreas bebem até duas ou três xícaras de café preto por dia, e a American Heart Association constatou que o consumo de café, tanto cafeinado como descafeinado, estava associado a um menor risco de mortalidade total”.
Diga algo agradável à primeira pessoa que você encontrar. “Um estudo em Harvard mostra que os comportamentos são contagiosos, então se você fizer isso com quem está próximo, é provável que receberá em troca”, diz Sarah Wilson, jornalista australiana e autora do First, We Make The Beast Beautiful: A New Story on Anxiet.
São ações simples e práticas que podemos inserir no nosso dia a dia e que podem nos trazer grandes benefícios. Afinal, quem não quer ter longevidade com qualidade e tirar dessa vida o que ela tem de melhor? Vale tentar…
A matéria completa você lê aqui [+]