Os óleos essenciais funcionam de verdade?
Óleos essenciais têm recebido muita atenção recentemente por ajudar em tudo, desde dores de cabeça, sono e dores de garganta. Mas apesar de ajudarem na sua saúde e bem-estar, é preciso utilizá-los de forma segura.
Por isso fomos buscar na John Hopkins, uma das maiores Universidades de pesquisas nos EUA, algumas respostas para as nossas perguntas:
Os óleos Essenciais são basicamente extratos de plantas, feitos por vaporização ou prensagem de várias partes de uma planta (flores, casca, folhas ou frutos) para capturar os compostos que produzem fragrância. Já a aromaterapia é a prática de usar óleos essenciais em benefício terapêutico. Quando inalado, os aromas das moléculas dos óleos essenciais viajam dos nervos olfativos diretamente para o cérebro e impactam especialmente a amígdala, o centro emocional do cérebro. Os óleos essenciais também podem ser absorvidos pela pele.
Como você pode usar óleos essenciais de forma segura?
A qualidade dos óleos essenciais no mercado varia muito, desde óleos essenciais puros até aqueles diluídos com ingredientes mais baratos. E como não há regulamentação, o rótulo pode nem mesmo listar tudo o que está no frasco que você está comprando.
O centro de pesquisa Johns Hopkins recomenda muito cuidado com o uso de difusores de óleo essencial. A difusão em uma área pública ou em uma residência com vários membros pode afetar as pessoas de maneira diferente. Por exemplo, o peppermint é frequentemente recomendada para dores de cabeça. Mas se você a usa perto de uma criança com menos de 30 meses, ela pode ficar agitada e pode gerar um efeito negativo. Além disso, alguém com batimentos cardíacos acelerados pode reagir negativamente ao peppermint.
Acessórios de Aromaterapia: Colares, pulseiras e chaveiros feitos com materiais absorventes aos quais você aplica o óleo essencial e cheira ao longo do dia.
Óleo corporal: Uma mistura de óleos essenciais com um óleo de suporte, como azeite de oliva, jojoba ou óleo de coco que pode ser massageado na pele. Como os óleos essenciais são concentrados, eles podem causar irritação. Evite usá-los com força total sobre a pele.
Bastão aromático: Também chamado de inalador de óleo essencial, estes palitos são absorvem o óleo essencial.
Reações alérgicas aos óleos essenciais
Um pequeno número de pessoas pode sofrer irritação ou ter reações alérgicas a certos óleos essenciais. Como os óleos essenciais puros são potentes, diluí-los em um óleo veicular é a melhor maneira de evitar uma reação ruim ao aplicar diretamente sobre a pele.
Quais são os melhores óleos essenciais?
Existem dezenas de óleos essenciais, todos com diferentes fragrâncias e manipulações. Tudo depende dos sintomas que você está procurando aliviar ou das fragrâncias que prefere. Alguns dos óleos essenciais mais populares incluem:
Óleo de lavanda: Muitas pessoas acham o cheiro de lavanda relaxante. Ele é frequentemente usado para ajudar a aliviar o estresse e a ansiedade e promover um bom sono.
Melaleuca ou Tea tree
Peppermint ou hortelã-pimenta
Óleo de limão
Como encontrar óleos essenciais de qualidade?
O mais importante a considerar quando se compra óleos essenciais é a qualidade do produto, adquirindo-os de uma empresa de aromaterapia conhecida e respeitável que existe há vários anos. Procure frascos que contenham um único óleo essencial em sua forma mais pura (100% de óleo essencial). O rótulo deve sempre incluir o nome da planta, informações sobre a pureza ou outros ingredientes adicionados a ela, e o país em que a planta foi cultivada. Os óleos essenciais puros são altamente concentrados, portanto, a maioria das empresas os colocam em pequenos frascos de vidro marrom ou azul para proteger a qualidade.