Com o passar dos anos surgem cada vez mais dúvidas sobre como cuidar da pele e do corpo como um todo e de forma saudável. Além da estética, a busca pela longevidade tem sido algo almejado, já que a expectativa de vida tem aumentado nos últimos tempos.

Com a perda progressiva de colágeno a partir dos 30 anos, nossa pele, cartilagem e tecidos internos tornam-se mais flácidos, trazendo problemas de sustentação e muitos desconfortos. Por volta dos 40, é muito comum começarmos a ficar mais “crocantes”, como brincam, devido aos estalos em joelhos e juntas. Nessa hora, buscar pela ajuda de especialistas é a melhor opção para tratar-se dos pés à ponta do cabelo, a fim de manter a jovialidade por mais tempo.

Estabelecer uma rotina de “skincare” é ótimo, claro, mas o uso de filtro solar é o primeiro e essencial passo para uma pele bem cuidada, já que previne o envelhecimento precoce causado pelos raios UV. Nutrir o corpo com comida “de verdade”, baseada em uma alimentação equilibrada, traz benefícios de tratam de dentro para fora, o que pode ser visto à olho nu em cabelos e cútis.

Além disso, aquele famoso exercício físico e que todos nós fugimos precisa, sim, fazer parte do seu cotidiano. Afinal, tudo o que fica parado cria ferrugem, não é mesmo? Portanto, busque uma atividade que vá de encontro com suas necessidades, que seja confortável e acima de tudo, que te deixe feliz.

Eu procuro seguir tudo o que recomendo, mas não acredito que seja a fórmula perfeita, já que cada pessoa é única. E isso também vale para os tratamentos dermatológicos para a saúde e beleza da pele, que por mais alta que seja a tecnologia, também possui resultados diferenciados para cada paciente que nos procura.

A fórmula da longevidade, na verdade, é estar bem consigo mesma, buscar fazer o que te faz bem e viver a vida de forma leve. É cuidar não somente do corpo e cabelos, mas principalmente, da mente. Até porque, a mente comanda muito nosso dia a dia e influencia diretamente na nossa saúde, incluindo a pele. Lembra daquela frase: “mente sã, corpo são”?

Aliás, o mês de setembro é dedicado à conscientização sobre os cuidados com a mente e de prevenção ao suicídio. Você sabia disso? Então, vale a pena pensar no que te faz feliz, em como você está e o que pode fazer para melhorar. E, claro, a qualquer sinal de que algo não anda bem, busque ajuda.

Cuide-se e procure sempre especialistas nas áreas da saúde… Quero te ver lá na frente, sorrindo, saudável e linda (principalmente por dentro)!

  • CREMESP 78.300 RQE – SP 27.614 @clinicaadrianavilarinho • Graduada em Medicina e Residência Médica em Dermatologia pela Faculdade de Medicina do ABC – São Paulo. • Título de Especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). • Preceptora do Departamento de Dermatologia da Faculdade de Medicina do ABC – 1993 a 2003. • Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD – e regional de São Paulo. • Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica – SBCD. • Membro da American Academy of Dermatology – AAD. • Autora do livro "Beleza à Flor da Pele" – Ed. Abril.

Relacionados